Anta da Fonte Coberta
Nome - Anta da Fonte Coberta
Distrito - Vila Real
Concelho - Alijó
Localização - Chã; Freguesia - Vila Chã
Património Classificado - Sim
Classificação - Monumento Nacional desde 1910
Protecção Jurídica - 16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910
Tipologia - Arqueologia (Anta - Monumento Sepulcral)
Época - Neolítico
Identificação Patrimonial - Dólmen da Anta da Fonte Coberta
Valor Patrimonial - Valor Arqueológico
Proprietário/Instituições Responsáveis - IGESPAR
Descrição - A Anta da Fonte Coberta está localizada na freguesia de Vila Chã, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. O seu topónimo é “Fonte Coberta”.
Este arqueossítio encontra-se implantado no centro de uma ampla planície, a cota de 758 metros de altitude, cerca de 200 metros para poente da EN212. Em termos paisagísticos a Anta da Fonte Coberta encontra-se rodeada de afloramentos graníticos; pinheiros bravos; giestas; correndo a oeste uma linha de água.
A Anta da Fonte Coberta pertence ao grupo dos denominados “dólmens de vestíbulo” ou “dólmens de corredor curto ou de tipo vestibular”, arquitectura pouco comum no Norte de Portugal e Galiza, mas muito semelhante a monumentos de algumas regiões do Sul de Portugal medindo, ao nível da base, cerca de 4,80m de comprimento e orientado a Nascente, bem diferenciado da câmara, quer em planta quer em alçado. A matéria-prima utilizada (o granito) abunda na região circundante.
A câmara poligonal alargada apresenta 2,80m de comprimento e 3,30 de largura (entre os esteios 3 e 7), expondo um vão de entrada de 1,84m e é composta por sete esteios sobrepostos à lage central e assentes directamente no substrato rochoso, aos quais foram adoçados, ao nível da base, calços, por vezes de dimensões consideráveis.
O corredor é curto, com 1,80m de comprimento, conservando apenas um dos dois esteios que o compunham. Este assentava sobre a sua base maior, definindo, juntamente com o esteio em falta, mais do que um corredor, um vestíbulo. A largura à entrada e junto à câmara é, respectivamente, de cerca de 1,60m e de 2,20m.
O acesso ao interior do sepulcro era feito através da passagem do átrio e do corredor intratumular, posteriormente selado com a deposição de pedras e terras. Apesar de ser um monumento megalítico de consideráveis dimensões, chegaram até aos nossos dias todos os esteios que compunham primitivamente a respectiva câmara sepulcral de planta poligonal.
As manifestações artísticas do Neolítico estão presentes na Anta da Fonte Coberta, através dos motivos pintados a vermelho identificados no esteio nº 3, lado Sul e das gravuras dos esteios nº7 e nº8, que evidenciam respectivamente, uma gramática decorativa assaz característica do universo simbólico desta tipologia arqueológica, como serão as “covinhas” e os “sulcos”. A face exterior da lage de cobertura também se encontra gravada.
Web Site - http://arqueologia.cm-alijo.pt
Fonte de Informação - Câmara Municipal de Alijó
Para requerer uma visita técnico/pedagógica guiada basta enviar um ofício para a morada que se encontra abaixo descrita, ao cuidado do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alijó - Dr. José Artur Fontes Cascarejo, solicitando a visita desejada, com informação específica referente aos transportes (se necessário); nº de alunos/grupos e data mais conveniente. Mediante a análise desse mesmo ofício, o Município de Alijó elaborará um ofício resposta com todos os pormenores relativos à visita.
Morada
Câmara Municipal de Alijó
Rua General Alves Pedrosa nº 13
5070 - 051 Alijó
Correio Eletrónico
arqueologia@cm-alijo.pt












Semelhante
Nenhum comentário foi feito sobre esta nomeação. Seja o primeiro a adicionar um comentário!